JEMG

Imprimir  

Os Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2016 é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2004, 2003 e 2002) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2001, 2000 e 1999).
As modalidades disponíveis no JEMG/2016 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.

Os Números dos Jogos
Mais de 160 mil alunos
8 mil professores
16 mil profissionais envolvidos
3 mil empregos diretos
8 mil indiretos
Cerca de 500 mil espectadores.

As etapas do JEMG
A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional, que acontece no período de 11 de abril a 29 de maio. O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.

A etapa regional acontece em 6 municípios do Estado, no período de 20 a 26 de junho, com as competições de basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

A 4ª etapa é a estadual e acontece em dois períodos. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, atletismo, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa e voleibol de praia. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. No período de 11 a 16 de julho acontecem as competições das modalidades individuais e paralímpicas e no período de 1º a 7 de agosto acontecem as competições das modalidades coletivas.

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema agora