Jogos da Juventude / Paralimpíadas Escolares

Imprimir Download PDF

Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude são o maior evento esportivo estudantil do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes. Fonte: COB.

Período: 2 a 17 de setembro de 2022.

Local: Aracaju/SE.

Modalidades Individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling, todos nos gêneros feminino e masculino, além da ginástica rítmica somente no gênero feminino.

Modalidades Coletivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol nos gêneros feminino e masculino.

Período por Modalidades:

1º a 6 de setembro – atletismo, badminton, natação, tênis de mesa, vôlei de praia.

6 a 10 de setembro – ginástica artística e taekwondo.

6 a 12 de setembro – futsal e voleibol.

10 a 14 de setembro – ciclismo e wrestling.

12 a 18 de setembro – basquetebol e handebol.

14 a 18 de setembro – ginástica rítmica e judô.

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. Fonte: CPB.

É uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e do Ministério do Esporte – ME.

Etapa Regional

Período: 8 a 13 de agosto de 2022.

Local: Brasília/DF.

Modalidades: atletismo, bocha, goalball e natação.

Etapa Nacional

Período: 21 a 26 de novembro de 2022.

Local: São Paulo/SP.

Modalidades: atletismo (classificados da etapa regional),  bocha (classificados da etapa regional), futebol de 5, futebol de 7 PC, goalball (classificados da etapa regional), judô, natação (classificados da etapa regional), parabadminton, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e voleibol sentado.