Com apenas oito mil habitantes, município é multicampeão no futsal feminino da etapa microrregional

Publicado em 30/05/2019

Imprimir  

Campeãs do futsal feminino módulos I e II na etapa microrregional em Manhuaçu. Foto (crédito): Diógenes Henrique.

  “Bola na trave não altera o placar.

Bola na área sem ninguém pra cabecear

Bola na rede pra fazer o gol

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”

Parafraseando a música ”É uma partida de futebol”, da banda mineira Skank e do músico Nando Reis, ser atleta profissional de futebol é o sonho de milhões de jovens. E boa parte dos jogadores profissionais iniciou sua trajetória no futsal. Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Marta são alguns dos eleitos melhores do mundo, que começaram a jogar bola nas quadras das escolas, ginásios, praças e clubes.

O futsal é uma das modalidades mais disputadas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Nos últimos anos, um dos municípios que vêm se destacando na competição é Martins Soares, com aproximadamente oito mil habitantes. A cidade coleciona medalhas de ouro na etapa microrregional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Manhuaçu, no futsal feminino módulo I e módulo II.

O professor de educação física da Escola Estadual Martins Soares, Diógenes Henrique, explica de onde vem o sucesso. “A nossa escola incentiva a prática do esporte, a direção nos dá estrutura, os professores se dedicam nos treinamentos e a prefeitura promove competições e nos auxilia no JEMG. A cidade também apoia nosso time e temos muitos patrocínios. Essa soma é importante para o nosso sucesso”, esclareceu.

O professor também revelou outro motivo que tem contribuído com as conquistas. “Em 2014, a atleta Gislaine Ferreira entrou no time e, desde então, vem sendo o destaque das vitórias na microrregional. No módulo I, a escola levou o ouro em 2014, 2015 e 2016. Ela foi pro módulo II e ganhamos em 2017, 2018 e acabamos de conquistar o ouro neste ano nos dois módulos. Foi inédito pra gente”.

E concluiu: “depois que a Gislaine começou a jogar, as outras meninas se interessaram muito pelo futsal. E não temos só ela, mas outras jogadoras que se destacam também. Já entram na escola pedindo para treinar na equipe. As meninas das cidades vizinhas se esforçam para morar na nossa cidade e jogar na nossa escola”.

Revelando talentos

Gislaine Ferreira tem 16 anos e fez 12 gols em cinco jogos na etapa microrregional do JEMG/2019. Conquistou o ouro em 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, sendo destaque do time. Ela foi descoberta aos 11 anos, quando jogava uma competição de futsal no meio de garotos. Desde então participa do JEMG e já conquistou  oito medalhas, seis de ouro da microrregional e duas de bronze na regional.

Para Gislaine, a camisa 10 do time, o JEMG é muito importante. “É a oportunidade de mostrar o meu futebol e o que eu aprendi. Cada um tem um sonho. O meu sonho, desde quando eu comecei a brincar de bola, é ser jogadora de futebol”, imaginou.

Além dos dribles e golaços na quadra, a craque de bola também faz sucesso nos gramados. “Ano passado vencemos um torneio pelo Social Futebol Clube, de Coronel Fabriciano. Este ano, fiz teste no América Mineiro, passei na 1ª etapa e estou aguardando eles me chamarem. Mês passado, fui convidada para jogar no time do Ipatinga. Em agosto, participo do Campeonato Mineiro com eles. Sou muito grata a todos que me apoiam, incentivam e estão torcendo por mim”.

Agora as equipes de futsal feminino da Escola Estadual Martins Soares terão um grande desafio. Disputar e buscar medalhas na etapa regional do JEMG, em Governador Valadares. Boa sorte e bons jogos, meninas!

Comentários estão fechados

Vídeos

Estadual JEMG/2019 – Xadrez

Estadual JEMG/2019 – Xadrez

Reportagem da modalidade Xadrez na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais ...

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui