Reunião técnica define os detalhes da etapa estadual em Uberlândia.

Publicado em 11/07/2019

Durante o encontro, foram realizados o sorteio, emparceiramento e composição das chaves das modalidades coletivas, badminton e vôlei de praia. Foto (crédito): Philippe Hipólito.

Uberlândia, Triângulo de Minas Gerais. Esse será o palco da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2019, entre os dias 29 de julho e 3 de agosto. Nesta quinta-feira (11/7), foi realizada a reunião técnica para definir os detalhes da grande final da maior competição escolar do país. O encontro, na Liga Uberlandense de Futebol (LUF), contou com a presença dos representantes dos municípios, das Superintendências Regionais de Ensino, e escolas das seis regionais do estado que irão participar da etapa estadual. A expectativa é que os anfitriões recebam aproximadamente sete mil estudantes-atletas e professores.

No início da reunião, o diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (FUTEL), Edson César Zanatta, ressaltou que sediar essa importante competição é uma honra para a cidade. Ele também comentou sobre as qualidades do município. “Vamos abrir a cidade de coração para tentar receber todo mundo bem. Uberlândia é bem localizada, mas o mais importante é o povo de Uberlândia, que sabe receber as pessoas. E nós temos uma ótima estrutura. Além do Parque do Sabiá, administramos o campo de futebol, o ginásio Sabiazinho, o centro esportivo Uberlândia Tênis Clube e mais 21 núcleos de esportes poliesportivos”, destacou Zanatta.

Após a abertura oficial, o encontro discutiu o regulamento geral da competição. Em seguida, aconteceram o sorteio, emparceiramento e composição das chaves das modalidades basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e badminton, nos módulos 1 e 2, masculino e feminino.

Expectativa

É a primeira vez que Uberlândia vai receber a etapa estadual do JEMG. A superintendente regional de ensino de Uberlândia, Onília Maria Borges, falou sobre a expectativa de realizar o evento. “Estamos com muita esperança que esses jogos sejam feitos na maior paz e tranquilidade. Mais de sete mil alunos serão alojados nas nossas escolas e toda a comunidade está envolvida com os jogos. A gente espera que este momento seja um momento esportivo, mas que também possamos fazer grandes amizades e que saiam desses jogos muitos alunos de destaque”.

Representando o município de Bom Jesus do Amparo, regional Centro, a diretora da Escola Estadual Edmundo Pena, Luciana Ribeiro, definiu a reunião como autoexplicativa. “Foi muito bom. É um momento importante para conhecermos o ambiente em que vamos disputar a etapa estadual. Estamos vindo com o futsal masculino módulo 2 e a nossa vontade é ir para a Nacional. Mas já estamos muito felizes só de já estar entre os seis melhores de Minas. Os alunos estão ansiosos e satisfeitos em representar tão bem a escola e o município”.

No dia 18/7 serão disponibilizados o chaveamento, emparceiramento e a tabela de jogos das modalidades coletivas, além do vôlei de praia e badminton. As modalidades individuais e paralímpicas terão suas programações divulgadas no dia 16/07.

O JEMG é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).