Sucesso em todo o estado, etapa regional do JEMG reúne milhares de estudantes-atletas de centenas de municípios

Publicado em 02/07/2019

Etapa foi realizada nas regionais Centro, Norte, Sul, Triângulo,Vale do Aço e Zona da Mata. Crédito: João Victor Mozer

Milhares de estudantes-atletas disputaram na última semana uma vaga para a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2019. A etapa regional da maior competição escolar do país foi realizada em sete municípios, representando as seis regionais do estado, no período de 24 a 29 de junho.

Ao todo foram realizados aproximadamente 1.300 jogos, entre 743 escolas e 352 cidades. Os jogos foram realizados em Além Paraíba (Zona da Mata), Baependi/Caxambu (Sul), Governador Valadares (Vale do Aço), Pitangui (Centro), Três Marias (Norte) e Uberaba (Triângulo).

Os campeões do basquetebol, futsal, handebol, voleibol e os quatro primeiros colocados do xadrez avançam para a grande final, na etapa estadual, em Uberlândia, de 29 de julho a 3 de agosto. Na próxima fase, também participam os estudantes-atletas da modalidades individuais e paralímpicas, além dos representantes de Belo Horizonte e Uberlândia.

Pela primeira vez na história dos Jogos, a Escola Estadual Comendador Nascimento Nunes Leal, de Resplendor no Vale do Aço terá na etapa estadual representantes no handebol masculino, módulo II. O estudante-atleta João Victor Mozer disse, contente, que é muito gratificante conquistar a medalha de ouro e a vaga na estadual. “Estou muito feliz! Está sendo uma experiência muito incrível pra mim. A expectativa na Estadual é de fazer bons jogos, novas amizades e se Deus quiser, com muito treinamento e esforço, vamos em busca de mais uma medalha para nosso município”, comentou João Victor.

Cabeça erguida

Crédito da foto: Kayck Ferreira

O JEMG prossegue, mas a lembrança da regional permanece para os milhares de estudantes-atletas que se superaram e saíram de cabeça erguida. Quem não ganhou medalha também ficou satisfeito com os momentos vividos na competição. Um exemplo é o estudante-atleta Kayck Ferreira, 15 anos, da Escola Estadual Jerônimo Pontello, do município de Couto Magalhães de Minas, Regional Norte.

“Eu nunca me senti tão contente igual fiquei nesse JEMG. Nosso time não ganhou medalha, mas nós saímos com o coração tão cheio que é algo inexplicável! O tanto de amizade que fizemos, o tanto de pessoas que conhecemos, isso é muito gratificante. E nessa etapa eu aprendi uma coisa muito importante, que nem sempre a vitória vai estar a nosso favor. É com a derrota que a gente fica mais forte, para chegar e disputar  com os melhores”, afirmou.

Valorização do Esporte

O JEMG é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, destacou a valorização do esporte e a construção de cidadania. “Isto sem falar na descoberta de novos talentos esportivos que poderão representar nosso Estado e nosso país em competições internacionais”. Já a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães, ressaltou que o JEMG é uma iniciativa que aproxima o estudante da escola e favorece o sentimento de pertencimento. “Eles têm orgulho de representar a unidade de ensino na qual estudam”.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.