Estudantes-atletas se preparam para os Jogos Escolares da Juventude e as Paralimpíadas Escolares

Publicado em 28/10/2019

Premiação Natação PCD na etapa estadual do JEMG/2019. Crédito da foto: Marcelo Sant Anna

Centenas de estudantes-atletas e um sonho. Ser campeão dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau-SC, ou das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo-SP, é o desejo dos jovens que compõem as delegações mineiras. Conquistar o ouro, subir no lugar mais alto do pódio e colocar o nome na história dessas grandes competições nacionais é o grande objetivo dos representantes de Minas Gerais.

Chegar nas etapas nacionais não foi tarefa fácil. Os estudantes-atletas fizeram bonito nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2019, competição que reuniu milhares de alunos de 839 municípios mineiros. Foi necessário muito treinamento, superação, qualidade técnica e união para ter um excelente desempenho no JEMG e garantir o passaporte para as competições nacionais.

Jogos Escolares da Juventude

Crédito da foto: Henrique Chendes

Em um clima de interação, respeito e amizade, os Jogos Escolares da Juventude 2019 será realizado em Blumenau-SC, entre 15 e 30 de novembro. A delegação mineira viaja com 309 integrantes, entre estudantes-atletas, técnicos e comissão técnica.

Com apenas 5 mil habitantes, o município de José Raydan, Regional Vale do Aço, terá três estudantes-atletas competindo em Blumenau. Um deles é o campeão do JEMG/2019 na modalidade de badminton módulo II. O estudante-atleta Gladson Coelho, 16 anos, pratica o esporte há dois anos e destacou a oportunidade de representar a sua cidade e estado mineiro.

“Com certeza vai ser difícil, mas estamos indo com muita esperança e confiança. Meus pais gostaram muito. A nossa cidade é pequena e muitas pessoas estão sabendo que vamos competir nos Jogos Escolares da Juventude. A gente não sai muito daqui e o badminton nos dá essa oportunidade. Estamos treinando bastante para chegar lá e fazer a diferença”, disse Gladson Coelho, da Escola Estadual Cônego Lafaiete.

Além do badminton, Minas Gerais terá representantes no atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. Os Jogos Escolares da Juventude 2019 são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil -  COB, em parceria com o Ministério do Esporte e o Grupo Globo.

Paralimpíadas Escolares

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, as Paralimpíadas Escolares acontecem de 18 a 23 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP. As modalidades com representantes do estado são atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa.

A delegação mineira viaja com 132 estudantes-atletas, técnicos, staff e comissão técnica. O técnico de esportes da APAE de Patrocínio, professor Bruno Dorneles, comentou sobre a importância do esporte no desenvolvimento dos atletas.

“Proporciona fazer novas amizades e conhecer novos lugares. O esporte ajuda os nossos alunos na inclusão social, além de promover a saúde melhorando assim a qualidade de vida. É a sétima vez que temos representantes no paralímpico. Os atletas estão bastante preparados e motivados para competir. Vamos tentar trazer mais medalhas para Minas Gerais e Patrocínio”, ressaltou Bruno Dorneles, que viaja com alunos do atletismo, natação e tênis de mesa.

Clique aqui e confira a lista de convocados e os comunicados de viagem para os Jogos Escolares da Juventude e as Paralimpíadas Escolares.