Modalidades Coletivas: Equipes mineiras estão prontas para os Jogos Escolares da Juventude – Blumenau/SC

Publicado em 12/11/2019

A Escola Estadual Professor Nelson de Sena, de Governador Valadares, vai representar Minas Gerais no futsal feminino módulos I e II. Crédito da foto: Marcelo Sant Anna.

“O esporte me fez desenvolver muitos sentimentos como esperança e coragem. Isso é inexplicável. Vem me ajudando demais nas habilidades físicas, sociais e mentais. A expectativa é fazer um bom campeonato. Creio que vai ser desafiador”.

Com essas palavras o estudante-atleta João Pedro, goleiro do time de handebol masculino módulo I do Colégio Padrão, de Montes Claros, resumiu a importância do esporte na sua vida e a expectativa de disputar os Jogos Escolares da Juventude.

O Colégio Padrão, de Montes Claros, também estará em Blumenau/SC. Crédito da foto: Henrique Chendes

Lucas se une a outros centenas de jovens, entre 12 e 17 anos, que conquistaram os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2019 e viajam para representar o estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau/SC.

Ao todo, Minas Gerais terá 14 equipes competindo nas modalidades coletivas na cidade de Santa Catarina. Oito delas garantiram a vaga pelo bom desempenho na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude em Cascavel/PR. As outras seis equipes já estavam automaticamente classificadas para a nacional em Blumenau/SC. A competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) será realizada no período de 15 a 30 de novembro.

Trabalho em equipe

Os times mineiros estão prontos para competir nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. O trabalho em equipe é essencial para conseguir ultrapassar as defesas adversárias até alcançar a medalha de ouro.

Crédito da foto: Henrique Chendes

Assim como o goleiro João Pedro, a ponteira Amanda Santos, do time de voleibol módulo II da Escola Estadual Deputado Domingos de Figueiredo, de Varginha, quer impor nas quadras o ritmo forte, que foi decisivo para conquistar o JEMG.

“É gratificante! Ser campeão é uma forma de recompensa e reconhecimento de nossos esforços. O esporte para mim tem uma grande importância. Criei maturidade, responsabilidade e abriu muitas portas. Uma delas foi a oportunidade de disputar o mundial escolar e agora viajar para essa competição de alto nível”, ressaltou Amanda.

Projeto além do esporte

Há 22 anos, o projeto “Meninas com brilho nos olhos”, de Governador Valadares, proporciona momentos iluminados na vida de estudantes-atletas do futsal feminino. A Escola Estadual Professor Nelson de Sena novamente vai representar Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude nos módulos I e II. Idealizador e coordenador do projeto, Guilherme Frossard revelou que 90% das meninas são de periferias.

“Elas chegam sonhando em ser jogadoras profissionais. Muitas das nossas ex-atletas jogam no exterior. E muitas meninas também querem um diploma escolar. Temos uma ex-atleta que ganhou uma bolsa de medicina. A cidade toda apoia o nosso projeto. O futsal feminino tem uma moral muito grande aqui em Valadares. Só o esporte proporciona isso. Vão ter que suar muito pra vencer a gente em Blumenau. Estamos indo pra ganhar”, explicou Guilherme.

Além das modalidades coletivas, a delegação mineira segue com jovens nas modalidades individuais de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Ao todo, 267 estudantes-atletas vão embarcar para Blumenau nos próximos dias.

Clique aqui e confira todos os convocados!