Modalidades Individuais: Novatos e veteranos na expectativa dos Jogos Escolares da Juventude – Blumenau/SC

Publicado em 11/11/2019

A experiente Ana Paula Finco vai representar Minas Gerais no ciclismo. Crédito da foto: Marcelo Sant Anna

Treinar forte, confiar no técnico, não desistir, tentar outra vez e superar as próprias metas. Esse é o roteiro de quem fez bonito nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2019 e garantiu a vaga para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2019 – Blumenau/SC.

Centenas de estudantes-atletas passaram por meses de muita dedicação e estão fazendo as malas para disputar a competição na linda cidade de origem europeia. Blumenau sedia a competição nacional, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), entre os dias 15 e 30 de novembro, reunindo milhares de jovens de todo o país.

Minas Gerais segue com uma delegação muito competitiva, incluindo estudantes-atletas veteranos e novatos. Nas modalidades individuais, os representantes do estado competirão no atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Estreantes

Andresa Batista e família. Crédito da foto: Beatriz Carneiro

Superação é a palavra-chave da novata Andresa Batista, da Escola Estadual Gilberto Alves Coutinho, do município de Varzelândia. Ela vive na comunidade quilombola Brejo dos Crioulos e pratica atletismo. A jovem de 13 anos pulou as dificuldades da vida para ganhar o ouro nos 250 metros na estadual do JEMG/2019, em Uberlândia.

“Muito feliz por ter conquistado o JEMG. Estou com medo de viajar de avião, mas vai ser divertido. Espero representar muito bem a minha escola e Minas Gerais lá em Blumenau. Obrigado por torcerem por mim. Quero muito ganhar, nunca tive uma oportunidade dessa”, destacou Andresa antes de revelar o seu sonho: “ser professora”.

O judoca Igor Shirato, 17 anos, da Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia, de Santa Vitória, também está seguindo rumo aos Jogos Escolares da Juventude pela primeira vez. Descendente de japoneses, o jovem alia a técnica do país asiático com a garra tradicional dos brasileiros.  Ele é bicampeão mineiro, campeão brasileiro de Ligas, 3º lugar no sul-americano e medalhista de ouro no JEMG/2019.

“As expectativas são grandes. Para mim, foi emocionante ganhar o JEMG e representar o Estado de Minas Gerais me deixa muito honrado. O judô é fundamental na minha vida e a cada dia é um aprendizado novo”, destacou Shirato.

Experiência

Crédito da foto: Marcelo Sant Anna

Quem tem boas dicas para dar aos novatos da delegação mineira é a ciclista Ana Paula Finco, 16 anos, da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiore, de São Sebastião do Paraíso. A bicampeã do JEMG é veterana nos Jogos Escolares da Juventude e vai disputar a competição pela terceira vez. No ano passado, em Natal/RN, garantiu dois bronzes e uma prata no ciclismo. Agora o foco total é buscar a sonhada medalha de ouro.

“Estou muito feliz porque é uma oportunidade de representar a minha escola e meu estado. Estou treinando bastante para trazer o ouro. Meus pais competiam no ciclismo quando eu era mais nova e me interessei por esse esporte. É a minha vida. Eu não consigo viver sem mais. Mudou totalmente a minha rotina”, ressaltou Paulinha, que em 2019 já conquistou o Campeonato Brasileiro TT, o Brasileiro de Resistência e o Brasileiro de Pista.

Além das modalidades individuais, a delegação mineira segue com equipes nas modalidades coletivas de futsal, basquetebol, handebol e voleibol. Ao todo, 267 estudantes-atletas vão embarcar para Blumenau nos próximos dias.