Que exemplo! Com campeão mundial como guia, atleta deficiente visual conquista o ouro nas Paralimpíadas Escolares

Publicado em 22/11/2019

Imprimir  

Wellington, Letícia e outros estudantes-atletas do atletismo. Crédito da foto: Philippe Hipólito

Novembro de 2019.

São Paulo.

Paralimpíadas Escolares.

Essa imensa competição nacional ficará marcada para sempre na vida de dois jovens atletas paralímpicos mineiros. Um bastante experiente e o outro evoluindo a cada dia na modalidade de atletismo. Letícia Martins, 17 anos, e Wellington Fernandes, 27, conquistaram juntos a sonhada medalha de ouro nos 100 metros (T12 Sub-18), durante as Paralimpíadas Escolares.

Eles se conheceram em julho deste ano, em Uberlândia, durante a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2019. Sem guia para disputar a prova no atletismo, a deficiente visual Letícia recebeu a “ajuda” do atleta Wellington. Não poderia ter sido melhor. Desde então, surgiu uma grande amizade, momentos marcantes e muitas medalhas.

Letícia, atleta da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer – FUTEL, foi campeã do JEMG e carimbou o passaporte para as Paralimpíadas Escolares. Meses depois Wellington foi campeão do INAS Global Games 2019, o mundial de atletismo de Pessoas com Deficiência Intelectual.

Oportunidade e Motivação

“Agarrei essa oportunidade de guiar a Letícia. A sensação de ver ela com a medalha foi gratificante. Fomos campeões juntos. É a união. É aonde nós trouxemos o ouro. Amo demais estar no meio de atletas paralímpicos”, revelou o campeão mundial Wellington.

Letícia Martins elogiou o companheiro das pistas e revelou que nunca pensou que iria ser uma atleta competidora e chegar neste nível. “O Wellington é maravilhoso. É um ótimo guia e um excelente atleta. Eu não tinha um guia e ele foi lá e me ajudou. Me motiva quando estou nervosa, fala um montão de coisa para eu ficar bem. E aí eu fico”, confessou a campeã.

E para fechar em grande estilo este ano premiado para os dois atletas, o cronômetro eletrônico da prova nas Paralimpíadas Escolares marcou o recorde brasileiro para Letícia e Wellington, com a marca de 00:16:38.

Parabéns! Vocês são demais!

Comentários estão fechados

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui