Campeões no mundo virtual: competição de xadrez chega ao fim. Confira o resultado, assista as reportagens e confira o boletim.

Publicado em 30/12/2020

Foto(crédito): Marcus Cicarini

A competição da modalidade de xadrez chegou ao fim. 277 competidores inscritos de 118 municípios disputaram nos dias 29 e 30 o torneio online promovido pelo Governo de Minas. No módulo I feminino, Luiza Collor faturou o troféu e a medalha de ouro, representando a Escola Municipal José Pedro Filho do município de Pedro Leopoldo. Elisa de Assis da Escola Estadual Lafaiete Gonçalves da cidade de Santa Luzia ficou com a medalha de prata. No terceiro lugar, Kemylly Vitória da Escola Estadual São Tiago do município de São João do Paraíso levou a medalha de bronze. No masculino, módulo I, ouro para Gabriel Leão do Sistema de Ensino Apogeu do município de Juiz de Fora. No segundo lugar, prata para Luis Gustavo dos Santos da Escola Estadual Paraisense de São Sebastião do Paraíso. O bronze foi conquistado pelo estudante-atleta Samuel Teixeira do Instituto Educacional Mayrink Vieira de Ipatinga.

Clique aqui e assista a reportagem com os campeões do módulo I na modalidade de xadrez.

No módulo II, quem conquistou o primeiro lugar foi a experiente enxadrista Isabella Conti que tem uma trajetória de inúmeros títulos no JEMG presencial e diversas participações nos Jogos Escolares da Juventude, conquistando o quarto lugar na última competição em Blumenau, em 2019. Estou muito feliz com este título, foi meu último ano nos Jogos Escolares e guardarei o troféu de campeã do e-JEMG como uma eterna lembrança dos momentos inesquecíveis que tive no ambiente escolar, destacou a estudante-atleta do Colégio Militar de Juiz de Fora – MG. Cheio de orgulho está também o pai da campeã. Ficamos muito alegres com esse resultado, um fechamento de ouro na carreira estudantil da minha filha. Ela sai, mas o legado continua dentro da escola, enfatizou o professor Leandro Conti. Parabéns ao estado pela realização da competição. O xadrez online é caminho sem volta, uma oportunidade de inclusão e de crescimento para a modalidade, especialmente em tempos de pandemia, finalizou o pai.

A medalha de prata ficou com a estudante-atleta Samily Veloso da Escola Estadual Levi Durães Peres do município de Montes Claros. Em terceiro lugar, Kemilly Magdielle Morais da Escola Estadual Mendes de Oliveira do município de São João do Paraíso garantiu a medalha de bronze. E por falar em medalha nós escutamos o Professor Carlos Henrique Vargas do Colégio Militar de Juiz de Fora, que fala do legado e da importância do título de Isabella Conti no módulo II.

Clique aqui e assista a reportagem.

Fechando a competição, vitória do estudante-atleta Pedro França da Conceição do Colégio São João Nepomuceno do município de São João Nepomuceno. “Estou bastante feliz com o título, jogo há muito tempo e estou na caminhada do JEMG desde o ensino médio. Ganhei duas etapas municipais, duas regionais e o sétimo lugar no último estadual. Portanto, é um motivo de muito orgulho e muita felicidade ganhar esse ouro no xadrez online. Parabéns para a organização, tudo muito bem explicado. Desde a Live do dia anterior até a pontualidade no início da competição’’. Dessa forma, sobra motivos para comemorar, finalizou o enxadrista campeão do módulo II.

A medalha de prata ficou para o estudante-atleta Gabriel Rossi Aguiar da Escola Estadual Manoel Joaquim de Andrade da cidade de Tarumirim. Fechando o pódio, bronze para o estudante-atleta Nathan Honorato Leite Teixeira, da Escola Estadual Ordem e Progresso de Belo Horizonte.

Parabéns aos participantes e, em especial, aos medalhistas que fizeram história no primeiro e-JEMG realizado pelo Governo de Minas. A todos que contribuíram com o sucesso da competição de xadrez, dando oportunidade para centenas de crianças e jovens exercitarem a mente em tempos de isolamento social.

O e-JEMG tem por objetivo incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como inclusão, disciplina, integração e respeito mútuo. Uma iniciativa do Governo de Minas realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

Clique aqui e confira o Boletim 1 com os resultados da competição.