Dia Internacional da Mulher.

Publicado em 08/03/2021

Imprimir  

 

Desafios, resiliência e evolução. De onde vem tantas energias para suportar e superar os grandes obstáculos do cotidiano? Se fizermos um mergulho no universo feminino entenderemos que a luta é diária e que a força que elas carregam é capaz de suportar muito mais que imaginamos. Então, nada mais justo que promovermos justiça e começarmos um dia após o outro com o pensamento focado na igualdade de direitos. Por tanto tempo, a mulher vem lutando pelo seu espaço e, em meio a tantas atribuições, se dedica ao combate contra o preconceito, contra a violência e a favor do respeito e do reconhecimento profissional. Quando tudo isso ocorrer, talvez as palavras tão bonitas que neste dia são proferidas a elas, reverberem de um modo bem mais elegante.

Hoje, a elegância passa pela prática do respeito, pelo engajamento na luta pela igualdade e pelo exemplo de admiração pelo universo feminino. Hoje, a elegância é dar exemplos e compartilhar as dores de uma mulher que trabalha, é mãe, é esposa, é amiga, é tudo ao mesmo tempo, e quando lhe sobra tempo, precisa ter o direito ao descanso e ao lazer.

Desculpe, se hoje, as palavras não soam como uma linda melodia, mas não dá mais para aceitar a prática de repetir as mesmas palavras de todos os anos. Assim, a pergunta inicial começa a ser respondida. As energias surgem porque talvez, não há outra opção a não ser lutar. As energias se revigoram, pois será preciso sempre acordar em uma nova manhã com mais esperanças.  E aí surgem as manhãs, as tardes e as noites… Um ciclo de batalhas e conquistas, alegrias e tristezas, risos e lágrimas… Derrotas e vitórias.

E onde está a reta final? Permita-me dizer: a esperança é que ela seja alcançada, e na passagem ao triunfo, seremos uma sociedade mais igualitária. E iguais seremos mais fortes, seremos mais justos. Aí sim, poderemos dizer com elegância Parabéns Mulheres, vocês são as musas inspiradoras dos poetas que trazem pela poesia um jeito elegante de ver o mundo e, em especial, pelo universo esportivo que vivenciamos durante anos, vocês encantam as pistas, enobrecem as lutas, dignificam as competições, administram com competência e, pela sutileza que carregam, brilham no pódio com estilo, elegância e como exemplo de superação.      

 

Comentários estão fechados

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui