Heróis da corda bamba: vencendo desafios e superando metas.

Publicado em 15/10/2021

Imprimir  

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os anos, muitos clichês são usados para parabenizar o Dia do Professor, mas, no fundo, o que precisa ser dito, é que eles são os heróis da corda bamba.  Atravessam, no dia a dia, um caminho tortuoso e muitas vezes desafiador. Imagine na Pandemia! Encontram fôlego onde quase não há condições de prosseguir. Vencem, formam nossos filhos e filhas e nos auxiliam a educá-los, tornando-os mais dignos e questionadores. Por isso, neste dia, o título de herói da corda bamba é muito mais para dizer que eles convivem entre o real e o imaginário e se superam a cada dia que passa. São verdadeiros heróis: isso é inquestionável.

Nesta data de hoje, vê-los atravessar esta corda é simplesmente nos fortalecer diante de tanta garra, diante de tanta força de vontade, capaz de nos tornarmos mais humildes diante de tanta resiliência.

Se somos sábios e temos acesso ao conhecimento, deveríamos ser mais humildes e mais conscientes, tendo em vista que aquilo que aprendemos tem uma capacidade gigantesca de transformação, de melhoria de qualidade de vida por meio do estudo, que permite vislumbrar um futuro mais promissor por meio do saber. Em alguns países, a figura do professor é atrelada ao respeito, ao heroísmo e ao profundo reconhecimento de uma profissão que eles representam. Por isso, alguns se curvam ao se deparar com o professor. E, hoje, eu não peço para que nós nos curvemos diante deles, mas que, além de reconhecermos e sermos gratos por esse trabalho desenvolvido há séculos, possamos alargar essa corda, dando-a mais sustentabilidade. Afinal, se eles já são heróis da corda bamba, imagine se eles pudessem pisar em solos mais firmes e mais espessos. Eu não digo que em muitos lugares isso não é feito, apenas digo que, talvez, seja pouco diante do potencial, dos resultados e dos gigantes que os professores formam para o mundo.

Parabéns! Que a força desses profissionais os mantenha em equilíbrio e, mais do que isso, que nos mantenha preparados para enfrentar tantas adversidades e tantos desafios que a vida nos reserva.

Comentários estão fechados

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui