Um compromisso com a educação. Uma vida dedicada à promoção da saúde nos mais diversos aspectos. Homens e mulheres que por vocação exercem um importante papel na vida de milhares de estudantes-atletas. Profissionais capazes de transformar a vida de um indivíduo, seja como profissional ou como cidadão, revelando talentos ou seres mais críticos e conscientes.
No esporte escolar, o profissional de educação física é muito mais do que a própria palavra possa descrever. Ele é um educador e tem em suas mãos uma poderosa ferramenta de transformação e construção de novas histórias para milhares de estudantes-atletas presentes no universo de competições. Do professor ao diretor da escola, a educação de base é o alicerce, um terreno sólido que gera marcas indeléveis na vida do indivíduo por meio da prática esportiva.
Hoje, dia 1° de setembro, é dia de agradecimento a quem tanto se esforça em busca da melhoria de vida de tantas e tantas crianças e jovens do nosso estado.
Coincidência ou não, Minas Gerais disputa os Jogos da Juventude em Ribeirão Preto e, em nossa delegação, está presente o professor Wander do Prado Moura,detentor desde 1995 do recorde Pan-Americano dos 3000 metros com obstáculos. Atleta Olímpico em Atlanta, em 1996, Wander está na delegação como técnico do atletismo no naipe masculino. Para nós, uma honra tê-lo em nossa equipe. Para ele mais desafio, porém acredito sem muitos obstáculos. E olha que de obstáculos ele conhece bem. Professor Wander, palavra aberta para homenagear os profissionais de educação física neste dia.
“Não importa a nomenclatura de treinadores, professores e educadores, estamos todos em só um propósito: contribuir na formação de cada indivíduo por meio do esporte, atuando com disciplina. Tive isso como atleta, jamais vou esquecer do meu primeiro treinador: o professor Mauro Roberto França. Ele me ensinou muito mais do que a busca de resultados, ensinou-me princípios. E é isso que levo pra vida toda, destacou. Um dia, perderei o recorde, mas jamais perderei a dignidade de lutar pelo próximo e por mim mesmo. Eu não seria ninguém se não fosse o esporte. Viajei 48 países, falo dois idiomas e, vindo de uma família simples, sou grato a um profissional de educação física que transformou minha vida. Assim, espero transformar a vida de outros estudantes-atletas, finalizou o professor Wander.
Depois disso, não dá pra dizer mais nada. A vida é marcada por exemplos, e o exemplo é o melhor ensino.
Parabéns a todos os profissionais de Educação Física pelo exemplo que vocês dão às nossas crianças e jovens.
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: oficial.jemg
Facebook: oficial.JEMG
Twitter: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial
Flickr: jemg_oficial