Oliveira é sede da regional. Conheça esse município.

Publicado em 10/06/2024

Imprimir  

Bem-vindos a Oliveira, a cidade que não para! Sua história começa por volta da metade do século XVIII, quando viajantes portugueses pousavam em suas terras nas longas caminhadas rumo a Goiás, através da Picada de Goiás, ou Caminho de Goiás. Do pequeno povoado surgiu o município, que na época do Império do Brasil tinha muita importância política e hegemonia regional. Em 19 de setembro de 1861, foi elevada a categoria de cidade. Oliveira é conhecida por apresentar uma ótima infraestrutura urbana com elegantes casarões do século XIX, estátuas e monumentos espalhados pela cidade.

Oliveira se destacou mundialmente a partir do início do século XX por ser a terra natal do cientista Carlos Chagas, que foi o descobridor do agente causador da Doença de Chagas, além de pioneiro nas pesquisas relacionadas às moléstias ligadas a protozoários, sendo indicado ao Prêmio Nobel no início do século XX.  O município chegou também a ser conhecido como “Cidade do Coqueiro Abraçado”, uma figueira que se desenvolveu abraçada a um coqueiro, plantado no início do século XX, sendo, durante muito tempo, a atração turística da cidade. Sua queda ocorreu na madrugada do dia 16 de Janeiro de 2013, após um grande temporal. Com o intuito de resgatar essa grande perda para a identidade de Oliveira, a Prefeitura Municipal promoveu o plantio e renascimento do “Coqueiro Abraçado” no mesmo local.

Suas praças e avenidas são bem ornamentadas e suas construções são marcantes, como a Catedral de Nossa Senhora de Oliveira. O Monumento do Cristo Redentor, instalado a 700 metros de altitude, proporciona a melhor vista da cidade e é conhecido como Morro do Cristo. Na Casa de Cultura e no Museu Carlos Chagas, acontecem exposições de arte, aulas de pintura, apresentações teatrais e outros eventos culturais. A base da economia está na prestação de serviços, agropecuária, indústria, na produção de café e fábricas de balas.

Diante de um cenário ativo de festividades culturais, religiosas, exposições, feiras e demais atividades que movimentam a população, realmente a cidade de Oliveira não para! Além de toda a efervescência religiosa e cultural, a cidade está recebendo pela primeira vez a etapa regional do JEMG/2024, de 10 a 16 de junho. Será um evento inesquecível!

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: oficial.JEMG

Flickr: jemg_oficial

Instagram: oficial.jemg

X: JEMG_oficial

Youtube: jemgoficial

Comentários estão fechados

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui