Foram 22 recordes batidos, o primeiro em recordes do Brasil nas Paralimpíadas Escolares/2024, de 25 a 30 de novembro, em São Paulo-SP. Nesse confronto que reuniu os melhores do país no paradesporto, Minas Gerais conquistou 209 medalhas, sendo 89 de ouro, 65 de prata e 55 de bronze e, na classificação geral, somos o 3° do país.
Outro resultado expressivo, foi a conquista do 2° lugar na modalidade de atletismo, com 127 medalhas conquistadas: 65 de ouro, 32 de prata e 30 de bronze.
Vivenciar tantas conquistas foi, sem dúvida, uma experiência emocionante e reflete o resultado do investimento do Governo de Minas em benefício do paradesporto. Desde a realização do JEMG até o acompanhamento dos nossos estudantes-atletas em São Paulo, nota-se constante crescimento, não só em número de medalhas, mas de classificação geral das modalidades. Em 2023, conquistamos 164 medalhas. Neste ano, alcançamos 44 medalhas a mais, um aumento de quase 30% e, ainda melhoramos nossa colocação em diversas modalidades, como atletismo, goalball e tênis de mesa.
Tantos resultados significativos merecem nossa homenagem aos mineiros que brilharam na capital paulista. Um crescimento significativo que demonstra o fortalecimento do paradesporto em nosso estado. Parabéns moçada, foi sensacional e inesquecível compartilhar tantas emoções!
Confira a lista de medalhas por modalidade:
- Atletismo: 127 Medalhas.
65 Medalhas de ouro
32 Medalhas de prata
30 Medalhas de bronze
- Bocha: 1 Medalha.
1 Medalha de bronze
- Futebol de 7 PC: 1 Medalha.
1 Medalha de Bronze
- Goalball: 2 Medalhas.
1 Medalha de prata
1 Medalha de Bronze
- Halterofilismo: 2 Medalhas.
1 Medalha de prata
1 Medalha de Bronze
- Judô: 6 Medalhas
2 Medalhas de ouro
2 Medalhas de prata
2 Medalhas de bronze
- Natação: 61 Medalhas.
16 Medalhas de Ouro
27 Medalhas de Prata
18 Medalhas de bronze
- Parabadminton: 2 Medalhas.
2 Medalhas de ouro
- Tênis de Mesa: 7 Medalhas.
4 Medalhas de ouro
2 Medalhas de prata
1 Medalha de Bronze
As Paralimpíadas Escolares/2024 são uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte – SEE, e tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiências físicas, visuais e intelectuais em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.