De clima agradável, charmoso e com ares típicos de cidade do interior, o município de Paraopeba é rico em tradição e história, perfeito para quem ama cultura, natureza e a hospitalidade mineira. Paraopeba nasceu como um ponto estratégico na rota dos tropeiros durante o Ciclo do Ouro. No início, chamava-se Tabuleiro Grande. A escolha do seu nome foi por causa do rio Paraopeba que, naquela época, livre de qualquer poluição, era fonte de manutenção dos habitantes que se beneficiavam da pesca, do garimpo e da lavoura, nas regiões mais ribeirinhas.
A cidade abriga uma unidade de preservação permanente rica em biodiversidade, sendo cercada por áreas verdes deslumbrantes, com fácil acesso a trilhas e passeios ecológicos, ideal para quem busca um contato mais próximo com a natureza. A comunidade quilombola da Pontinha é um atrativo a parte, sendo um local que abriga muitas histórias. A cultura local é vibrante e se manifesta em tradicionais festas populares, além das delícias da culinária mineira com destaque aos pratos que vão do pão de queijo, da linguiça frita, das quitandas, ao famoso frango com quiabo.
Em Paraopeba, você irá encontrar vários pontos turísticos imperdíveis: A Igreja Matriz é um marco histórico e arquitetônico que encanta pela beleza e significado cultural, além de praças, feiras livres e belos artesanatos.
De 22 a 26 de abril, o município será sede da etapa microrregional do JEMG/2025, recebendo calorosamente aos estudantes-atletas nesta cidade que combina cultura, história, gastronomia e tranquilidade e, é claro, o esporte escolar com todos os seus benefícios.
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial