Belas paisagens, tranquilidade, história, religiosidade e uma população acolhedora: esse é o município de Dores do Turvo, localizado na Zona da Mata Mineira, a 223 km da capital Belo Horizonte. A origem do nome deve-se a junção dos nomes do Rio Turvo, que corta a cidade, com a devoção à Padroeira Nossa Senhora das Dores.
Em 2012, a imagem da padroeira, venerada desde a inauguração da primeira capela, foi tombada pela prefeitura, por meio do decreto 20/2012. Em 2013, o município, por meio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, registrou o Jubileu de Nossa Senhora das Dores do Turvo como patrimônio imaterial da cidade, na categoria “Celebrações”.
Desde sua formação, a comunidade preserva o testemunho de fé, demostrando um profundo compromisso com a valorização do seu rico patrimônio cultural, mantendo vivas as tradições, fortalecendo os laços comunitários e assegurando que as futuras gerações continuem a compartilhar e celebrar essa herança inestimável. Exposições agropecuárias, festa do Jubileu, eventos populares como o carnaval, entre outras atrações, atraem turistas ou município.
O município de Dores do Turvo será sede da etapa microrregional do JEMG/2025, de 22 a 27 de abril, nas modalidades de handebol, voleibol e xadrez e, de 5 a 11 de maio, nas modalidades de basquetebol e futsal. Nesse ambiente de inclusão e revelação de talentos, Dores do Turvo recebe os estudantes-atletas de braços abertos. Sejam todos bem-vindos!
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial