Conhecer o município de Leopoldina, suas ricas variedades históricas, culturais, naturais e religiosas é um convite para entender a importância de suas raízes. Localizado na Zona da Mata Mineira, a formação do povoado que deu origem a cidade, começou com a liberação da área proibida de colonização pela coroa, no Caminho Novo, por onde escoava a produção das áreas mineradoras de ouro, que entraram em declínio. O nome do município foi uma homenagem à segunda filha do Imperador D. Pedro II, a princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon.
A Igreja Matriz de São Sebastião é um dos principais cartões-postais do município que encanta com sua bela arquitetura, além de ter um ambiente tranquilo e acolhedor. Leopoldina conta ainda com inúmeros atrativos históricos e, aos amantes da natureza e aventuras, a Serra da Neblina se torna um verdadeiro refúgio natural, com trilhas e vistas panorâmicas de toda a cidade, além de duas unidades de conservação ambiental: O Parque Municipal Antônio Andrade Ribeiro e a Reserva Biológica da Lapinha. As festas populares, comemorações religiosas e o parque de exposição reforçam o calendário de festividades.
A base econômica do município são as indústrias têxteis, bebidas e alimentos, mas com a grande extensão de terras, também colabora nas atividades agropecuárias, com destaque para a produção leiteira, avicultura, suinocultura, produção de grãos, cana de açúcar e frutas.
De 28 de abril a 2 de maio, a cidade de Leopoldina sediará a etapa microrregional do JEMG/2025, desejosos que os estudantes-atletas tenham momentos inesquecíveis na cidade.
Foto: Romulo Carvalho.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial