JEMG/2025: Sabará é sede da microrregional.

Publicado em 25/04/2025

Imprimir  

Foto: Lívia Píramo.

Sabará é um dos mais tradicionais municípios de Minas Gerais. Sua admirável história tem raízes nos primórdios da colonização do Brasil. A região era conhecida como Sabarabuçu, região de limites, uma lenda que fervilhou na imaginação dos colonizadores que buscavam no sertão “uma serra feita de prata e pedras preciosas”. A intensa busca do ouro fez a Coroa Portuguesa instalar as casas de fundição, com o objetivo de cobrar os impostos sobre a produção aurífera. O município pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte e está a 53 km da capital, sendo banhado pelo Rio das Velhas e seus afluentes, que integram a Bacia do Rio São Francisco.

No Centro Histórico, localiza-se a maioria dos atrativos icônicos e arquitetônicos: igrejas do século XVIII, o Teatro Municipal, o segundo mais antigo do Brasil, Museu do Ouro e o casario de arquitetura colonial. Sabará conta cum um dos mais notáveis acervos de igrejas setecentistas de Minas e vários antigos chafarizes. A Matriz de Nossa Senhora da Conceição apresenta características de três períodos da Arte Barroca, fato raro nas cidades históricas de Minas Gerais.

A economia de Sabará é bem diversificada com expressiva participação da mineração, agropecuária, indústria, comércio, prestação de serviços e turismo. È uma cidade referência da culinária mineira. Os tradicionais eventos culturais e festivais gastronômicos como da Jabuticaba e do Ora-pro-nóbis, movimentam a cidade.

De 29 de abril a 3 de maio, o município sediará a etapa microrregional do JEMG/2025, na expectativa que os estudantes-atletas saboreiem o melhor do esporte escolar, em pleno berço histórico do estado.

 

Foto: Lívia Píramo

 

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: oficial.JEMG

Flickr: jemg_oficial

Instagram: oficial.jemg

X: JEMG_oficial

Youtube: jemgoficial

Comentários estão fechados

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui