Moderna, bonita e muito agradável, a cidade de Santa Vitória, aniversariante do mês de maio, faz divisa com o estado de Goiás e está a 780 km da capital Belo Horizonte. Os primitivos ocupantes da região, onde se localiza o município, foram os indígenas Caiapós. Quanto aos brancos que se estabeleceram, consta que o primeiro deles foi Manoel Joaquim Alves vulgo “Paranaíba”, natural de São Thomé das Letras, que se tornou grande latifundiário, doando o terreno para patrimônio de uma capela a ser edificada.
A denominação Santa Vitória é uma referência a Nossa Senhora das Vitórias, da Batalha de Lepanto. Um o confronto naval que ocorreu na Europa, em 7 de outubro de1571, entre Católicos e Otomanos, que culminou na vitória dos Católicos. A base da economia do município de Santa Vitória é a agropecuária e a prestação de serviços. Várias opções naturais e culturais são oferecidas como: rios, lagos e cachoeiras, além de diversos espaços como a Casa da Cultura Aníbal Clemente de Souza, a Igreja Nossa Senhora das Vitórias, o Caminhódromo, a Serra da Catingueira e do Tatu, dentre outros.
Um momento esperado de celebração de suas raízes, da cultura sertaneja e da união do povo ocorrerá em um grande evento no mês de maio: a 17ª Cavalgada de Santa Vitória 2025, assim como também o sediamento da etapa microrregional do JEMG/2025, de 29 de abril a 3 de maio.
Em clima festivo de aniversário e de muito entusiasmo para esse momento marcante do desporto escolar, Santa Vitória felicita a todos estudantes-atletas, nestes momentos singulares na vida de cada um.
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial