Fato curioso marca a origem do município de Serra do Salitre, situado no triângulo mineiro. Tudo começa com o desentendimento entre o padre da capela local e o Capitão Luiz de Alcobaça, um português proprietário de uma fazenda próxima, que frequentava a missa assiduamente. As celebrações só se iniciavam após a chegada do capitão. Porém, um dia, o vigário iniciou a missa sem a presença dele, fato que culminou em discussão, fazendo com que o Capitão logo encontrasse um local próprio onde erguesse uma igreja na qual frequentasse livremente. A partir daí, no seu entorno, surgiu então o povoado que constituiria a atual cidade de Serra do Salitre.
Na bela e pacífica cidade de Serra do Salitre, as reservas ambientais, as cachoeiras, picos e rios são grandes atrativos envolventes, ideais para quem gosta de ter contato direto com a natureza, além da pesca e práticas de esportes radicais.
A base da economia do município é a agropecuária e a prestação de serviços, com destaque para o café, a soja, milho, feijão e batata. Porém a alta qualidade do rebanho destina-se à produção de carne e leite, principalmente para a produção dos tradicionais queijos de Serra do Salitre.
Eventos dão compasso às festividades na cidade, com exposições, desfiles, apresentações culturais, cerimonias religiosas, shows, barraquinhas de comidas típicas, artesanatos e muito mais. Com uma população com alto astral que contagia, a cidade de Serra do Salitre será sede da etapa microrregional do JEMG/2025, de 6 a 10 de maio. Envolvidos neste clima do esporte, recebem os estudantes-atletas orgulhosos pelo evento, desejando-lhes boas-vindas!
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial