Linda, surpreendente, encantadora, a cidade de São Sebastião do Paraíso tem uma localização de destaque que compreende o Nordeste do Estado de São Paulo e o Sudoeste de Minas Gerais. Participar do surto cafeeiro do Segundo Reinado fez com que a cidade fosse beneficiada com a vinda das primeiras levas de imigrantes, que chegavam ao local ainda em carros de boi. Em 1821, Antônio Antunes e alguns de seus parentes doaram uma extensão de 5 alqueires de terras, onde seria edificada a capela dedicada a São Sebastião, na qual se constituiu um ponto de partida para a formação de um povoado, que ao decorrer do tempo, se transformou na vibrante cidade da atualidade.
O município é também conhecido como a terra dos Ipês, por naturalmente existirem em suas ruas árvores dessa espécie, florindo, proporcionando colorido peculiar e um charme ao local. Os três Sinos da Matriz de São Sebastião, um dos maiores do país, foram produzidos em Milão, na Itália, recebendo nomes em homenagem aos familiares da doadora: Antônio, Jaime e Thomé. Os sinos são tombados pela prefeitura, por sua importância cultural. Inúmeros casarões de grande beleza histórica e arquitetônica marcam o traçado de cada época vivida pela cidade, além de prédios suntuosos, imponentes igrejas, a Casa da Cultura e o Museu e Arquivo Histórico Municipal.
São Sebastião é mesmo um Paraíso com suas inúmeras praças e parques, quadras esportivas, estádio, além do mirante do Cristo no Morro do Baú de Santa Cruz, que propicia uma vista inesquecível. Outra atração é a Praça da Lagoinha, cartão postal da cidade, além das Congadas de forte tradição.
O município será sede da etapa estadual do JEMG/2025, de 12 a 16 de maio, já agradecendo a vinda dos estudantes-atletas que irão enriquecer ainda mais a vida esportiva e cultural da cidade.
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial