Quem foi que disse que em Minas não tem “mar”? Certamente, é porque não conhece ainda o município de Três Marias. Localizado estrategicamente no coração de Minas Gerais, o município é um verdadeiro tesouro natural, cercado por belezas que encantam, grandes histórias e pessoas para lá de hospitaleiras. A cidade está situada às margens do majestoso Rio São Francisco, o velho Chico. Um dos maiores atrativos da cidade é a imponente Represa, que é sete vezes maior em volume d’água que a Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro–RJ. Também conhecido como o “Doce Mar de Minas”, o grande lago, com suas águas cristalinas numa imensidão impressionante, ainda oferece atividades para todos os gostos: desde passeios de barco, pesca esportiva, prática de esportes náuticos até momentos de relaxamento em suas praias e ilhas paradisíacas.
Antes da emancipação, o local era conhecido como Barreiro Grande, um povoado pertencente ao município de Corinto. Com a emancipação do município de Barreiro Grande, foi empossado como intendente municipal o Sr. Antônio Fonseca Leal. Em 1975, durante a administração do prefeito Dario Soares, a população organizou um abaixo-assinado, com a assinatura da maioria dos eleitores, para mudar o nome de Barreiro Grande. O novo nome foi inspirado por uma lenda local: a “lenda das três Marias”.
(Maria Francisca, Maria das Dores e Maria Geralda).
O município integra-se ao Circuito Turístico Guimarães Rosa com atrativos surpreendentes. Também é conhecido internacionalmente pelos esportes náuticos, pela farta pesca e, é claro, pela deslumbrante natureza. Obras de artes se espalham pela cidade, para que turistas e moradores locais se conectem com a história, lendas e valores simbólicos ali representados. Ainda no município, encontra-se o Museu Manuelzão, patrimônio cultural, o Terminal Turístico Praia Doce Mar de Minas, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, o Morro do Cruzeiro, o Espaço Cultural, a Praça do Índio e as obras de arte dos artesãos locais, além das tradicionais festas populares como Folia de Reis e Cavalgadas.
Três Marias será sede da etapa microrregional do JEMG/2025, de 27 de maio a 1º de junho, abraçando carinhosamente a todos, desejando-lhes uma excelente estadia e ressaltando a importância do evento na formação do estudante-atleta, na inclusão e na descoberta de talentos.
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial