Sejam bem-vindos à maior cidade setecentista do estado mineiro. São João del-Rei está situado no Campo das Vertentes, a 185 km de Belo Horizonte, é banhado pelo Rio das Mortes e seus afluentes que pertencem à Bacia do Rio Grande. A cidade originou-se do antigo Arraial Novo do Rio das Mortes. A ocupação do arraial remonta a 1704, quando um paulista chamado Lourenço Costa descobriu ouro no Ribeirão de São Francisco Xavier. A vila de São João del-Rei se elevou a município em 6 de março de 1838 participando sempre das decisões mineiras e nacionais.
O município é um importante centro turístico atraindo visitantes do Brasil e do mundo, que ficam admirados pela gama de opções a serem contempladas entre suas belezas naturais marcadas por montanhas, cachoeiras, por uma diversificada fauna e todo cenário histórico composto por belos casarões, igrejas centenárias como a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Capela de Santo Antônio, além do teatro, dos monumentos, da biblioteca, dos museus, do Solar e do Pelourinho. Uma atração à parte, é poder passear pela rua das casas tortas, uma das mais antigas da localidade.
São João del-Rei é uma cidade universitária que exala arte, cultura, natureza, gastronomia e história, aliás, tem na gastronomia parte importante do seu legado que une as tradições e os saberes populares bem preservados resultando em pratos típicos muito saborosos, sendo passados de geração em geração, sempre presente na culinária diária. A base da economia do município é a agropecuária de qualidade, o turismo e as instituições de ensino. A cidade fica sempre movimentada com uma agenda de eventos que permeiam os meses do ano, com festas populares, exposições, feiras, celebrações culturais, religiosas e esportivas. A arquitetura da cidade transita entre o barroco e o moderno.
De 24 a 28 de junho, a cidade de São João del-Rei será sede da etapa regional do JEMG/2025, acolhendo os estudantes-atletas com muita alegria e de braços abertos, junto a um acervo histórico capaz de surpreender, inspirar, emocionar e nos fazer viajar no tempo. Embarque você também nessa grande emoção da cultura do esporte escolar!
Foto: Matheus Freitas.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial