JEMG/2025: Pouso Alegre é sede da microrregional.

Publicado em 22/05/2025

Imprimir  

Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.

Equilibrar tradição e modernidade, sem perder o charme do interior mineiro. O município de Pouso Alegre é conhecido por sua hospitalidade, carisma e pelo próprio desenvolvimento econômico e turístico. A história de Pouso Alegre começou no início do século XVIII (1701), época em que sua região servia de descanso aos Bandeirantes. A descoberta das minas de Santana desencadeou o desenvolvimento do Matosinho do Mandu, primeiro nome da cidade. Atualmente, o município é um lugar que equilibra tradição, religiosidade e modernidade, com um polo no ensino educacional e de saúde. Um genuíno exemplo de crescimento.

Pouso Alegre se destaca com uma grande área industrial, com empresas dos setores alimentícios, de medicamentos e de máquinas pesadas. A cidade é a líder na produção de morangos e a terceira maior de produtora de mandioca do estado. Tudo, graças ao clima favorável e aos investimentos em tecnologias. Vários atrativos turísticos, ricos em história e de grande significado, demonstram a importância dessa terra e de sua gente. No município encontram-se vários atrativos históricos, culturais e turísticos, como a suntuosa Catedral Metropolitana da Paróquia Senhor Bom Jesus, o Parque Natural Municipal, a Mina do Machado e a do João Paulo, o Fontanário Capitão Geraldo Cunha, o Mercado Municipal, o Teatro Municipal, o Centro Cultural, a Casa da Cultura, o Conservatório Estadual de Música, o Museu Histórico Municipal, o Memorial Madre Maria Imaculada, além das praças e do Estádio do Manduzão. Em Pouso Alegre, não deixe de saborear o tradicional pastel de farinha de milho. Por sua ligação com o município, o modo de preparo foi tombado como patrimônio cultural imaterial.
O mirante do Cristo Redentor, com uma vista fenomenal da linda cidade é um atrativo a parte. Vale ressaltar uma curiosidade: em 1999, no ato de sua construção, foi derrubado por uma forte rajada de vento, porém, foi reerguido majestosamente, sendo o terceiro maior do país, com 32 metros de altura.

Neste universo de possibilidades, a cidade será sede da etapa microrregional do JEMG/2025, de 26 a 31 de maio, esperando que os estudantes-atletas possam conhecer um pouco mais desta cidade que se reinventa a cada dia, preservando suas raízes e encantando a todos que passam por ali.

 

Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: oficial.JEMG

Flickr: jemg_oficial

Instagram: oficial.jemg

X: JEMG_oficial

Youtube: jemgoficial

 

Comentários estão fechados

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui