Abertas inscrições municipais para os Jogos Escolares de Minas Gerais 2023

Publicado em 09/03/2023

Estão abertas as inscrições municipais para o maior evento esportivo-educacional do estado, os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) de 2023. Os municípios mineiros podem efetuar as inscrições a partir desta quinta-feira (9/3), até o dia 31/3. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), o Jemg é destinado a jovens de 12 a 17 anos alunos de escolas públicas e particulares do estado. No ano passado, 649 municípios participaram das competições, executadas pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Para realizar o processo de inscrição basta o representante municipal acessar o sistema de inscrições eventosesportivos.social.mg.gov.br.  Está disponível para consulta um passo a passo para as inscrições dos municípios e das escolas (clique aqui).

As competições são realizadas em três etapas. Na microrregional, de maio a junho, os jogos são realizados em sedes nas áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais e têm duração média de cinco semanas. Nesta, estão incluídas as modalidades basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez.

Os campeões em cada uma das modalidades e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, realizada no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, Central e no Norte de Minas.

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, taekwondo, karatê, luta olímpica, natação e tênis de mesa. Além disso, há ainda a etapa estadual paraolímpica, com a execução das modalidades atletismo PCD, bocha, futebol de 7, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, halterofilismo, parataekwondo, parabadminton e vôlei sentado.

Cronograma de Execução do JEMG/2023 está disponível contendo as datas, prazos e os procedimentos relativos à execução do JEMG deste ano. Em breve serão disponibilizados para consulta o regulamento geral e os específicos de cada modalidade além do cronograma de sedes.

Jogos Escolares de Minas Gerais

O Jemg busca fomentar a prática do esporte para fins educativos, além de contribuir para o desenvolvimento integral do estudante, ao estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares. Além disso, indica o representante do estado nos Jogos da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil, Confederação Brasileira de Desporto Escolar e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Para maiores informações entre em contato (31) 3915-4627 / 4645 / 4788 / 4654 / 4673

Comentários estão fechados

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui