Típica cidade de interior, Caetanópolis é terra de um povo trabalhador, alegre e receptivo. O povoamento iniciou-se no século XVIII, com a instalação de fazendas de criação de gado na região localizada nas margens do Córrego do Cedro, que durante muitos anos foi o nome do povoado. Seu nome atual foi uma homenagem a Cel. Caetano Mascarenhas, um dos fundadores da fábrica de tecidos e o antigo proprietário do terreno que hoje constitui a cidade.
Terra natal de Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, mais conhecida como Clara Nunes, cantora e compositora brasileira, considerada uma das maiores e melhores intérpretes do país. O município lhe dedicou um memorial que abriga um rico acervo com mais de 10 mil peças, catalogadas por uma equipe da Universidade Federal de São João del-Rei.
A cidade ainda conta com o Museu Têxtil Décio Guimarães Mascarenhas, com acervo de mais de 1.000 peças que nos remete ao ano de 1872, quando se deu o início das atividades da 3ª fábrica têxtil do país e 1ª fábrica de Minas Gerais. Em sua categoria, é o único museu têxtil da América Latina. Festividades anuais também movimentam o município com feiras de artes, artesanatos e comidas típicas, a tradicional Folia de Reis, prática de esportes, banda de música, banho em cachoeira, projetos culturais e a festa do padroeiro Santo Antônio.
Caetanópolis é sede da etapa microrregional do JEMG/2024, de 15 a 21 de abril, torcendo para que a arte do esporte seja valorizada na cidade, com a chegada dos Jogos. Uma verdadeira celebração para os estudantes-atletas.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial