Caeté é sede da microrregional. Conheça esse município.

Publicado em 23/04/2024

Foto: Prefeitura de Caeté.

Situada na região metropolitana de Belo Horizonte, o município de Caeté faz parte do percurso da Estrada Real e também do “Circuito do Ouro”, uma rota turística que inclui várias cidades históricas que desempenharam um papel fundamental na exploração do ouro, durante o período colonial brasileiro. A cidade encontra-se aos pés da Serra da Piedade, que é considerada um importante marco turístico, religioso e ambiental do estado, cujo topo abriga o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade e o Observatório Astronómico Frei Rosário.

Conhecida como a “Terra da Fé, do Ouro e das Tradições” e cercada pelas serras e densa vegetação, o município reserva vários exemplares da arquitetura barroca até o rococó, sendo uma das mais antigas cidades mineiras. Várias igrejas cheias de histórias e riquezas pontuam-se na cidade. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso, datada de 1752, local do início da carreira de Aleijadinho. A Igreja conta ainda com pinturas do Mestre Ataíde, altares talhados, revestidos de ouro e muitas outras relíquias do passado.

A charmosa Praça João Pinheiro é ideal para descanso e apreciação. Vale conhecer o chafariz da Praça da Matriz e o da Cadeia Velha, ambos construídos por escravos no ano de 1800, além das capelas de São Francisco de Assis, de 1811, e a capela e o cemitério Nossa Senhora do Rosário,além da da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Museu Regional e o Museu da Pharmacia. O município ainda oferece condições perfeitas para a prática de atividades de ecoturismo e turismo de aventura. Destacam-se o arvorismo, a escalada, trekking, montain bike, motocross entre outros.

Caeté é um excelente local para experimentar as delícias da culinária, nos mais variados sabores como: biscoitos, bolos, roscas, broas preparadas no fogão à lenha, bolinho de feijão, geleias e compotas. Nesse ápice de sabores e rica história, a cidade de Caeté é sede da etapa microrregional do JEMG/2024, de 29 de abril a 5 de maio. De braços abertos, Caeté acolherá os estudantes-atletas nesse encontro magnífico de celebração do esporte escolar.

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: oficial.JEMG

Flickr: jemg_oficial

Instagram: oficial.jemg

X: JEMG_oficial

Youtube: jemgoficial

Comentários estão fechados

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui