Ter uma etapa exclusiva para as modalidades paralímpicas no JEMG foi sem dúvida uma excelente iniciativa, proporcionando resultados extremamente significativos ao ambiente do paradesporto. De 6 a 9 de junho, cerca de 350 estudantes-atletas estiveram reunidos em Belo Horizonte, competindo em 6 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7 PC, natação, parabadminton e tênis de mesa. O que se viu, além da força de vontade e da garra desses competidores, foi uma dedicação imensa para conseguir bons resultados e prosseguir nas etapas posteriores.
Difícil não falar da dedicação dos professores que, ao lado deles, se empenharam e se esforçaram para obter a melhor performance ou, até mesmo, a melhor experiência de participar do JEMG. Estar em Belo Horizonte, não foi somente desfrutar de uma infraestrutura de excelente qualidade para a realização dos jogos mas, uma oportunidade singular de dar visibilidade às modalidades paralímpicas, para que mais e mais crianças e jovens possam usufruir desses momentos de crescimento humano e profissional.
Depois de 4 dias de competição o cansaço bate à porta, mas o coração esta cheio de alegria. O sentimento é de dever cumprido e a certeza de estar evoluindo e crescendo a cada nascer do sol. Hoje e para sempre, fica o brilho nos olhos de cada um que teve a satisfação de estar na capital mineira. A todos, nossos parabéns pela luta incansável em busca de realização dos sonhos. Cada um tem seu ideal, seu propósito e sua forma de lutar. O que há em comum é que o esporte une tudo isso, une forças, aproxima corações e nos permite vislumbrar horizontes mais distantes. No paradesporto, tudo isso vem para somar e contribuir para elevar a autoestima de centenas de jovens, dando-lhes um porto seguro com respeito e dignidade e, acima de tudo, um tratamento de equidade para que eles possam fazer o que mais sabem: competir, competir e competir.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
Clique aqui e confira os boletins com os resultados.