Fundado em 1911, Campestre é um tesouro localizado no Sul do estado mineiro. De um povo acolhedor e um ambiente sereno onde a hospitalidade mineira floresce, o município é conhecido por suas belezas naturais exuberantes. Conta a tradição, que a primeira inserção em território da atual localidade deu-se por efeito da ação arrojada dos bandeirantes paulistas, nos primórdios da colonização do país. Quanto à origem da cidade, sabe-se que, por ser o local ponto de passagem de viandantes que dirigiam à Aparecida do Norte (SP) e Campanha–MG, surgiram ranchos nos quais faziam pouso, atraindo moradores ao local, principalmente portugueses.
A cidade de Campestre é reconhecida por sua tradição cafeeira secular, o que lhe concedeu o título de “Terra do Café Especial”, sendo uma das maiores produtoras deste fruto de alta qualidade, com cerca de 80% das propriedades rurais, ocupando 22 hectares e combinando métodos tradicionais com técnicas modernas de cultivo. Com um importante valor afetivo para a comunidade de Campestre, a Capela de Nossa Senhora Aparecida, “a Igrejinha” como carinhosamente é chamada pela população, foi construída em 1899.
Campestre possui majestosas montanhas, belas paisagens que envolvem a cidade, além dos vales, das cachoeiras de águas cristalinas, sendo um paraíso para os amantes de trilhas ecológicas e atividades ao ar livre, caminhadas e passeios a cavalo na área rural. Suas festividades tradicionais celebram suas raízes com eventos culturais que destacam a música, a dança e a culinária típica mineira e muito mais.
A cidade de Campestre será sede da etapa microrregional do JEMG/2025, de 19 a 24 de maio, proporcionando aos estudantes-atletas um ambiente tranquilo e agradável para vivenciarem belas experiências por meio esporte escolar.
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial