Igarapé é uma acolhedora cidade pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 48 km da capital. Um município de tradições culinárias, combinando costumes e contemporaneidade, compondo um grande mosaico cultural. Antigo Barreiro, as primeiras famílias que se instalaram na região do povoado se fixaram a partir do início do século XX, com o objetivo de formar fazendas, visando atender às demandas das lavras de ouro. Em março de 1963, Igarapé se desmembrou de Mateus Leme, elevando-se a município.
O município de Igarapé integra o Mapa do Turismo Brasileiro, fator que fortalece as atrações turísticas, promove o turismo responsável, oferecendo experiências inesquecíveis aos visitantes. O município é dotado de belezas naturais que guardam abundantes fontes d’água e trilhas ecológicas, atraindo inúmeros adeptos do ecoturismo e praticantes dos esportes de aventura.
Cartão postal da cidade, a Pedra Grande é um sítio natural e paisagístico localizado na Serra do Itatiaiuçu, que abriga fauna e flora exuberantes, de extrema importância para manutenção dos mananciais, que são berço de nascentes responsáveis pela recarga hídrica de um dos aquíferos que abastecem a região metropolitana da capital.
Igarapé possui uma variedade de pontos turísticos que encantam os visitantes. São templos religiosos, museu, praças, parques e a Casa da Cultura. Além de suas festas e festivais, a cidade capricha quando o assunto é preservação de sua história, mantendo suas tradições como Congado, Folia de Reis e a própria gastronomia, com eventos exclusivos para aguçar nosso paladar.
De 13 a 17 de maio, o município será sede da etapa microrregional do JEMG/2025. Com muito carisma, receberá a todos os estudantes atletas.
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial