Vamos conhecer um pouco de Manhumirim, esta bela e encantadora cidade que se localiza entre as Serras do Leste, Zona da Mata Mineira, situada a pouco mais de 300 km de distância de Belo Horizonte. No dia 16 de março de 1924, a cidade emancipou-se, tornando-se de distrito a município, recebendo o nome de Manhumirim, de origem tupi, havendo algumas interpretações como: “chuva Pequena” e “Rio Pequeno”. A região onde encontra-se atualmente a cidade, por volta de 1750, era coberta de mata atlântica, característica desta região situada no sopé da Serra do Caparaó, onde está localizado o Pico da Bandeira.
Manhumirim criou o Parque Sagui da Serra, o maior Parque Ecológico Municipal de Minas Gerais e faz parte do circuito turístico do Pico da Bandeira. O Parque é o maior fragmento de floresta remanescente da região, abrigando um importante manancial hídrico que abastece a cidade. O ecossistema é o habitat do raríssimo primata que dá nome ao Parque, o Callithrx Flaviceps. A base da economia é fundamentada na agropecuária, com grande destaque na produção do café, na prestação de serviços e no turismo.
Em 1930, foram concluídas as obras da Igreja Matriz do Bom Jesus de Manhumirim, projetada e executada pelo austríaco Germano Casagranda, feita em estilo gótico. Desde a fundação até o cruzeiro da torre, foi a primeira igreja construída na América Latina, exclusivamente, de concreto armado. O Santuário possui quase um século de história e chama atenção por suas pinturas e a arquitetura, sendo de grande importância para o turismo religioso presente na cidade.
O município será sede da etapa microrregional do JEMG/2025, de 12 a 17 de maio, preparando-se para receber os estudantes-atletas com muito gosto e apreciação.
Foto: Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial