A história da cidade de São José da Barra inicia-se quando ainda era um arraial, às margens do Rio Sapucaí e Rio Grande. No ano de 1963, o reservatório de uma usina começa a ser formado e, lentamente inundado, o vilarejo desaparece, restando apenas lembranças na memória de seus antigos moradores. O pequeno lugarejo cedeu lugar para a construção de uma das maiores e mais lindas Usinas Hidrelétricas do Brasil: a de Furnas. A nova cidade de São José da Barra foi planejada e construída a pedido do Padre Ubirajara Cabral, pároco local, em forma de “banjo”, um instrumento musical.
O município com uma exuberante natureza e cenários deslumbrantes de tirar o fôlego. Aliado a variados atrativos, torna-se propício para Passeios Off Road 4×4, atividades radicais no XCO EcoBike, ecoturismo, passeios de lancha e banhos nas cachoeiras. Destacam-se ainda o Vale dos Tucanos, cercado por grandes paredões rochosos, mirantes com vistas surpreendentes, piscinas naturais cristalinas, cânions, montanhas, a Praia Municipal Ponta da Serra, além da fauna e flora diversificadas.
A base da economia está na produção de energia, sendo também forte na agropecuária, na produção de café, milho, pimenta, na criação de gado leiteiro e de corte, além de frangos e suínos.
A encantadora cidade de São José da Barra, no coração do “Mar de Minas”, tem seus costumes representados fortemente em manifestações culturais, folclóricas, tradicionais, religiosas e outros eventos que compõem o calendário de festividades que acontecem no decorrer do ano.
De 6 a 10 de maio, o município será sede da etapa microrregional do JEMG /2025, compartilhando com todos os estudantes-atletas sobre a importância desse momento que será vivenciado com muita emoção, em terras paradisíacas.
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial