JEMG/2025: Taiobeiras é sede da microrregional.

Publicado em 23/05/2025

Imprimir  

Foto: Daniel Rocha.

Um município que foi planejado com ruas e avenidas largas, de fácil locomoção, limpo e de gente acolhedora. Verdadeiramente, a cidade de Taiobeiras foi programada para o bem comum e se destaca na qualidade de vida da população e no empreendedorismo. Localizada no Norte de Minas Gerais, na Microrregião do Alto Rio Pardo, situa-se a 650 km de Belo Horizonte. A origem de Taiobeiras começa no antigo Sítio Bom Jardim, local onde passavam estradas que ligavam Teófilo Otoni, em Minas, aos municípios do sertão da Bahia e outra que seguia em direção a Brejo das Almas (Francisco Sá) e Montes Claros. O sítio tornou-se, rapidamente, um entroncamento de tropeiros e viajantes, que iam e vinham destas localidades. O povoado começou com a construção de uma capela, um cemitério e um cruzeiro.  O nome do município está ligado a uma raiz nativa da região, a taioba.

Trajano Americano Mendes, nascido em 13 de agosto de 1888, foi uma das personalidades mais influentes na história local. Tinha grande amor por Taiobeiras e lutou pelas suas grandes causas. Foi um dos grandes responsáveis pela emancipação política do município e empenhou-se também na construção de estradas que foram importantíssimas para o desenvolvimento local. O município é atualmente um importante polo regional de confecção na fabricação de lingeries, moda praia e equipamentos de proteção individual (EPI), além dos produtos agrícolas com o plantio de banana, tomate, com ênfase na produção de café e também na criação de aves e outros serviços da indústria que fomentam a economia local.

A cidade tem um calendário anual que marca as principais atividades que visam celebrar a fé, a arte, a cultura e a gastronomia local, momentos expressivos que reúnem a população e turistas, valendo destacar a Festa de Maio, conhecida por ser a de maior expressão cultural e religiosa da cidade reunindo tradição, comidas típicas, música e muita diversão. Destaca-se ainda, a Festa do Pequi, retratando a cultura e o consumo desta iguaria, além da Feira Livre, a Feira Regional, o Mercado Municipal, a charmosa Praça da Matriz, shows, cavalgadas e muito mais.

Taiobeiras, já em ritmo de esporte escolar, será sede da etapa microrregional do JEMG/2025 de 26 a 31 de maio. Inserida neste clima, desejam aos estudantes-atletas momentos vibrantes, neste que é o maior evento esportivo escolar do estado.

 

Foto: Daniel Rocha.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: oficial.JEMG

Flickr: jemg_oficial

Instagram: oficial.jemg

X: JEMG_oficial

Youtube: jemgoficial

Comentários estão fechados

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui