Piranguinho, conhecida nacionalmente como a capital do pé-de-moleque, é uma cidade localizada na Região Sul de Minas Gerais e tem o “modo de fazer” do doce tombado como Patrimônio Imaterial do Estado de Minas Gerais, produzindo artesanalmente uma grande quantidade dessa típica iguaria, consumida em todo o território nacional, além de conferir a ela fama internacional, sendo considerado o Produto Âncora de Identidade Gastronômica do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. Em Piranguinho, ocorre a – Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo – uma produção tamanho gigante que lhe concede recordes homologados pelo Rank Brasil.
Piranguinho, gradualmente, vem conseguindo expandir sua economia. O município destaca-se na agropecuária, extração vegetal, pesca, fecularia na fabricação de farinha de milho, fazendas de café e gados de corte. O município faz parte do “Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira”, com trilhas de longo percurso e trilhas internas ideais para ciclistas se exercitarem envolto a paisagens aconchegantes.
No município, a estação ferroviária, trilhos, vagões e locomotiva compõem o cenário que forma o Complexo Cultural Piranguinho, além de monumentos que adornam a cidade tais como: O Pescador, o Menino do Pé de Moleque, o monumento do Abraço, o Marco Zero e vários patrimônios históricos tombados, que mantém viva a história da localidade. Além de jardins arborizados e muito aconchegantes, é na praça Cel. Bráz que se localiza a Matriz de Santa Isabel, padroeira da cidade, construída em 1945.
De 28 de abril a 3 de maio, essa doce e amada terra será sede da etapa microrregional do JEMG/2025, desejando boas vindas aos estudantes-atletas.
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial