Localizada no Alto São Francisco, Várzea da Palma é considerada a “Cidade do Sol”, um dos grandes pólos industriais e econômicos do Norte de Minas. Sua importância histórica é datada no Brasil Colônia, pois pelo município passava o “Caminho da Bahia”, uma via terrestre de acesso ao sertão das Minas Gerais, cujo trajeto prosseguia até as margens do rio São Francisco.
No município, encontra-se como atrativo turístico a Igreja de Pedra Bom Jesus de Matozinhos na Barra do Guaicuí, um monumento histórico em ruínas do século XVII,com uma imponente gameleira subindo por suas paredes, próximo à margem do Rio das Velhas. A Igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).
Várzea da Palma caracteriza-se por ser uma cidade muito acolhedora, com uma culinária que impressiona. Seus pratos típicos são baseados em peixes como: o surubim, o arroz com pequi e carne de sol, pequi com frango, licores e outras delícias da comida mineira. Destaque para a festa do Forró de Palmas, considerado a mais tradicional do mês de julho. no Estado.
A cidade que recebe a magnífica junção das águas do Rio das Velhas com o Rio São Francisco é sede da etapa microrregional do JEMG/2024, de 15 a 21 de abril e, com a simpatia peculiar de seu povo, abraça carinhosamente a todos os estudantes-atletas que competirão em Várzea da Palma.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial