Vem aí o basquete 3×3 do JEMG. Uma modalidade com foco em agilidade, criatividade e estratégia.

Publicado em 30/01/2025

Imprimir  

Originária dos Estados Unidos, o Basquete 3×3 tornou-se popular na década de 1980 entre os jogadores amadores nas ruas do país. Rapidamente, se expandiu em diversas partes do mundo e, atualmente, chegou para fazer parte do quadro de modalidades das etapas regionais e estaduais do JEMG/2025.

Um pouco de história sobre o basquete 3 x 3

Com regras específicas que favorecem um jogo mais rápido e dinâmico, o basquete 3×3 se diferencia do basquete tradicional, tornando-se uma versão compacta, capaz de proporcionar uma experiência emocionante.

Também conhecido como streetball ou bask3t, o esporte foi oficialmente regulamentado em 2007 e introduzido nos Jogos Indoor Asiáticos, realizados na China. Desde então, o basquete 3×3 passou a ganhar visibilidade mundial e teve seu primeiro torneio internacional em 2011, o FIBA 3×3 World Tour, seguido pela primeira Copa do Mundo, realizada em Atenas, em 2012.

O esporte ganhou destaque ao estrear nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura 2010, sucedido por Nanjing 2014 e Buenos Aires 2018. Com o resultado da popularidade global, o Comitê Olímpico Internacional incluiu a modalidade no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com o objetivo de atrair a atenção dos jovens para os Jogos.

No ambiente escolar, ganhou notoriedade com a realização das seletivas estaduais promovidas pela FEEMG e, seletivas nacionais, realizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, com o objetivo de levar os estudantes-atletas aos mundiais escolares.

Entenda a regra da modalidade.

A modalidade é realizada em apenas uma cesta; a quadra com metade da dimensão habitual; as equipes são formadas por apenas 3 jogadores; as partidas terminam depois de 10 minutos ou quando um dos times chega a 21 pontos; cada equipe tem apenas 12 segundos para executar a jogada; a pontuação varia entre 1 ou 2 pontos.

Os arremessos convertidos dentro do arco valem 1 ponto, enquanto os arremessos feitos de fora do arco valem 2 pontos. Os lances livres concedem 1 ponto para a equipe.

 

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: oficial.JEMG

Flickr: jemg_oficial

Instagram: oficial.jemg

X: JEMG_oficial

Youtube: jemgoficial

Comentários estão fechados

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui