Vivências inesquecíveis por meio do esporte escolar. JEMG mistura esporte, cultura e resgate histórico.

Publicado em 09/05/2025

Imprimir  

Imagina você participar de uma etapa microrregional do JEMG e, ao mesmo tempo, desfrutar de experiências singulares. E foi exatamente isso que ocorreu no município de Carmésia, durante a microrregional da SRE de Guanhães. Os estudantes-atletas tiveram a oportunidade de conhecer a cultura indígena, por meio de uma visita coordenada pela SRE Guanhães, juntamente com a Prefeitura Municipal de Carmésia, durante a execução da microrregional, nos dias 6 e 7 de maio.

Na visita, os estudantes-atletas puderam conhecer a realidade dos indígenas da Aldeia Imbiruçu, além de participar de atividades esportivas típicas da cultura indígena. Foram três atividades esportivas compartilhadas entre os estudantes-atletas do JEMG e da E.E Indígena Pataxó Hemugãy. Jogos como: Araykã, corrida do maracá e o surú foram demonstrados e curtidos pela moçada do JEMG. “Uma experiência cultural única. Esse momento vivido aqui trouxe uma experiência ímpar, envolvendo o esporte com a tradição indígena” ressaltou a professora Marli Moura, da E.E Padre José Maria, do município de Santa Maria do Suaçuí.

Quem esteve lá, saiu impressionado e com a sensação do aprendizado sobre a história do Brasil. Uma troca cultural por meio do esporte escolar que surpreendeu os participantes. Nessa atmosfera, o estudante-atleta João Vitor Alves da E.E Professora Heroína Torres, do município de Coluna descreve sobre a importância do momento: “esse momento é um grande passo para nós que queremos saber sobre a história de como começou o Brasil, da realidade desses indígenas, dos povos originários que deram início a população do nosso país.” Para mim, representou um grande avanço de grande relevância sobre o aprendizado dessa cultura, concluiu o estudante-atleta.

Foto: Danilo Pires

Pelas imagens registradas pelo professor Danilo Pires de Miranda, dá para perceber o nível de integração entre diferentes culturas. Aliás, essas visitas proporcionaram aos competidores uma conexão com nossas raízes, fazendo-os despertar sobre importância dos verdadeiros donos da terra. O JEMG em Carmésia proporcionou muito mais do que competições, proporcionou uma experiência concreta de interação entre povos. Para o professor Adreano Pinheiro, da E.E Indígena Pataxó Hemugãy, “O encontro foi de grande importância para passarmos conhecimentos vivenciados com os alunos daqui da aldeia.”, completou o professor Adreano.

Foto: Danilo Pires.

Diante de tanta emoção, o que nos resta é parabenizar aos organizadores pela iniciativa e, em especial, ao analista da SRE de Guanhães, Professor Danilo Pires, nossos agradecimentos pela dedicação e registro desse momento inenarrável da história do JEMG. Sem dúvida, um momento histórico.

Foto: Danilo Pires.

 

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação – SEE. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: oficial.JEMG

Flickr: jemg_oficial

Instagram: oficial.jemg

X: JEMG_oficial

Youtube: jemgoficial

Postado em: Sem categoria

Comentários estão fechados

Fotos

Flickr do JEMG

Flickr do JEMG

...

Inscrições

Faça sua inscrição, gerencie os dados de seu município, escolas e atletas.

Acesse o sistema aqui