“Um ano muito melhor e de muitas medalhas”. Dessa forma, o mesatenista Saymon de Souza, do Programa Superar de Belo Horizonte, traduziu o desejo da moçada que participará das Paralimpíadas Escolares/2023 em São Paulo-SP. Além das medalhas, as experiências vividas contam também na bagagem, nessa jornada que promete momentos únicos. Prova disso, é a experiência de Ana Clara de Oliveira, que ao chegar em São Paulo, realizou o seu sonho de estar na cabine do avião. “Foi incrível”, revelou a estudante-atleta do atletismo, da E.M. Infantil Sete de Outubro de Ipatinga.
No hotel, mais vivências importantes com Natália Gonçalves e Kallyta Olinda da FUTEL de Uberlândia. “Estamos muito ansiosas e esperamos momentos únicos aqui em São Paulo”, disseram as meninas durante uma partida de cartas com estudantes-atletas de outros estados. “Esse é um momento bacana para fazer novas amizades, completou Kallyta.
Enquanto a moçada se divertia, olhos atentos da professora Vivian Souza de Uberlândia. “É essencial esse momento de diversão para elas. É um descanso merecido, depois de um treinamento intensivo, cujo objetivo é trazer bons resultados, ressaltou. O esporte muda muito a vida das pessoas e começando desde criança, começando a dar o valor devido, terá uma mudança bem mais significativa. Esse momento, além de proporcionar interação entre elas, ensina valores de forma prática. Isso é importantíssimo, concluiu a professora da modalidade de halterofilismo.
Na mesma linha de pensamento, o professor Carlos Caetano do CTE da UFMG destacou a importância dos Jogos Paralímpicos no crescimento profissional dessas crianças e jovens do nosso estado. “Minas Gerais vem com a qualidade muito alta dos atletas, portanto, é esperado grandes resultados, tendo em vista a atuação dos mineiros na regional.”, concluiu o professor Carlos.
Nesta terça-feira, dia 28, acontece a Abertura Oficial dos Jogos, a partir das 17h30min, com transmissão ao vivo no Canal do YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. Na quarta-feira, dia 29, começam as competições no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, com disputas em 13 modalidades e a participação de 26 estados e o Distrito Federal.
Clique aqui e assista a Cerimônia de Abertura Oficial das Paralimpíadas Escolares/2023.
As Paralimpíadas Escolares/2023 são uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte – SEE, e tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiências físicas, visuais e intelectuais em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
A etapa estadual do JEMG foi seletiva para a participação dos estudantes-atletas nas Paralimpíadas Escolares. O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: oficial.JEMG
Flickr: jemg_oficial
Instagram: oficial.jemg
X: JEMG_oficial
Youtube: jemgoficial